Blog

LIDANDO COM O CÂNCER NO AMBIENTE DE TRABALHO

Dados obtidos em recentes pesquisas revelam que 80% dos pacientes com câncer mantêm suas atividades profissionais durante o período de tratamento. Muitos, com medo de perder o emprego ou mostrar sinais de fraqueza diante dos colegas, acabam até mesmo escondendo a doença.

Se você é portador de câncer, não dê uma de super-herói: uma conversa franca com colegas, subalternos e chefes sobre sua doença e as limitações pelas quais está passando (tais como a fadiga) é fundamental para que se você se sinta confortável em seu ambiente de trabalho e para a sua cura. Veja algumas dicas:

· Fale sobre suas atuais condições de produtividade e remaneje suas metas de maneira realista, de modo a poder cumpri-las.
· Flexibilize seus horários, para que possa repousar, sempre que for preciso.
· Explique aos seus colegas o que é a fadiga, uma das principais conseqüências da quimioterapia, como e por que ela ocorre. Quanto mais informações eles tiverem, melhor poderão apoiá-lo, além de evitar eventuais mal-entendidos.
· Não tenha vergonha de falar sobre suas limitações e de pedir ajuda.
· Procure administrar bem o seu tempo e delegar poderes para dedicar-se ao que realmente interessa.
· Se, apesar de tudo isso, você sentir que seu desempenho permanece aquém do razoável, considere a possibilidade de um afastamento temporário. Sua saúde vale mais do que a sua produtividade.

(Fonte: Folheto “Fadiga” – Day Care Center – Instituto de Informação e Suporte em Oncologia)

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *