Blog

DOADOR DE MEDULA ÓSSEA. COMO SER UM VOLUNTÁRIO

Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos de idade com boa saúde, e que atenda aos requisitos para doação de sangue, pode se candidatar para ser um doador de medula óssea.

Basta comparecer com carteira de identidade ou de trabalho, ambas com foto, nas unidades do Hemocentro da cidade em que reside ou nos laboratórios credenciados.

Após a coleta do sangue para um exame de histocompatibilidade (HLA), que serve para identificar a genética de cada indivíduo, e o preenchimento de um formulário de identificação, o voluntário é cadastrado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Em Belo Horizonte, a Fundação Hemominas, com 19 unidades em Minas Gerais, é a única instituição que capta esse tipo de doação.

Em caso de compatibilidade, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) convoca o doador e o procedimento é realizado em um hospital especializado. A doação dura, aproximadamente, 90 minutos, e a internação, 24 horas.

São realizadas de 4 a 8 punções na região pélvica posterior para aspiração de menos de 10% da medula, que, dentro de poucas semanas, já estará inteiramente recuperada.

Antes da retirada, que necessita de anestesia geral, é feita uma avaliação detalhada sobre as condições clínicas e cardiovasculares do doador, visando a orientar a equipe anestésica envolvida. É um procedimento simples, que não traz nenhum risco para o doador.

Também é importante que os voluntários, além de se cadastrarem, mantenham os dados constantemente atualizados. Qualquer mudança deve ser informada para agilizar a localização em caso de compatibilidade.

Compartilhe:
  • Minha eterna gritade3o ao Victor (manteiga), Durval e galera do Asa. Eu que estou na luta para salvar meu filho fico emocionadedssima em ver tantas pessoas me ajudando. O que voceas este3o fazendo e9 mais que um ato de solidariedade, e9 um ato de amor puro. Voceas este3o tentando salvar vidas.Obrigada a todos de corae7e3o.Um dia Kaio ire1 ao show do Asa agradecer pessoalmente. Beijos a todos e vejo os futuros doadores le1!!!!!Kamila Cardoso (me3e do kaio)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *